DIRIGENTE SINDICAL MARLI THOMASSIM MEDEIROS É HOMENAGEADA NOS 40 ANOS DA CUTRS

O aniversário de 40 anos da CUT foi celebrado no primeiro dia do 16º Congresso Estadual da CUT Rio Grande do Sul (16º CECUT-RS), no dia 4de agosto, com merecidas homenagens a fundadores, ex-presidentes, dirigentes e lideranças indicadas pelas federações e sindicatos filiados.

Os nomes de trabalhadoras e trabalhadores apontados pelas entidades, que contribuíram na construção da maior central sindical do Brasil e da América Latina, foram impressos em cartazes vermelhos, que foram erguidos por delegados e delegadas.

A professora Marli Aparecida Thomassim Medeiros, associada ao SPMG/Sindicato desde 1989 e integrante da direção sindical desde 1991, foi uma das homenageadas. Mesmo aposentada, Marli segue participando das lutas em defesa da educação pública e das trabalhadoras e trabalhadores em educação. Na gestão atual está como suplente na direção geral e tem participação ativa no Sindicato.

“Lembro do movimento para filiação do SPMG à CUTRS, enquanto estava na presidência, por volta de 1997. Receber esta homenagem e participar da comemoração dos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores é um reconhecimento da luta da nossa entidade, que sempre manteve o compromisso de atuação no campo da defesa de toda classe trabalhadora e nunca se restringiu ao viés assistencialista e corporativo”, afirmou Marli.

A professora Marli tem dedicado boa parte do seu tempo em projetos de resgate e conservação da memória do SMPG, como forma de mostrar e lembrar, à categoria, a conquistas obtidas pela luta das/dos professoras/es e funcionárias/os, que estruturam toda a organização da Rede Municipal de Ensino de Gravataí. “Logo vamos completar 35 anos de SPMG/Sindicato e eu estou há 30anos nessa caminhada de trabalho sindical coletivo”, destaca.

Marli também destaca a valorização que o SPMG conquistou no movimento sindical do RS. “Hoje estamos com uma representante do sindicato na secretaria geral da CUT, isso significa que fizemos o melhor trabalho possível”, diz, referindo-se a eleição da nova gestão da CUTRS, referendada no último dia do 16º CECUT-RS, na qual a presidenta do SPMG, Vitalina Conceição Marques Gonçalves, foi reeleita para a secretaria geral.

Um dos desafios que a experiência da professora Marli aponta na luta sindical é reforçar a mobilização diante do quadro atual, onde as pessoas, já sobrecarregadas com a sua existência, sofrem com a grande pressão no trabalho, com os ataques à carreira e a desvalorização. “Estão adoecendo e em um processo de desistência. Precisamos da participação das/os colegas mais jovens nas discussões e ações da categoria. Promover o encontro que construa e defina uma caminhada de união.”

#SPMGSindicato