NOTA DE SOLIDARIEDADE: A violência sangra a educação, que pede socorro para não morrer mais

O SPMG/Sindicato e as trabalhadoras e trabalhadores em educação de Gravataí, manifestam solidariedade e apoio à comunidade da escola de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, na cidade de Blumenau (SC). Em poucos segundos após o conhecimento do massacre dentro da escola, que vitimou quatro crianças, de cinco a sete anos, de forma tão bárbara e violenta, tento deixado outras quatro crianças feridas, nossos corações e mentes estão juntos com as colegas, mães, pais e crianças, vivendo o mesmo horror, pânico e dor da perda…

 

A educação está ferida, muitas vezes de morte… Precisamos urgentemente abraçar a educação, respeitar e cuidar da política pública que oferta oportunidade de vida para crianças, jovens e adultos. Mais do que isso, que oferta oportunidade de vida para a nossa sociedade, livrando-a do retrocesso à barbárie.

 

Punição ao responsável, ou melhor, responsáveis por tanta tragédia na educação. É urgente refletir o quanto os governos têm empurrado a educação e quem faz a educação à violência; o quanto a mídia tem invisibilizado os projetos educacionais ao mesmo tempo em que prioriza o noticiário da violência; o quanto as redes sociais podem ser perversas quando permitem a campanha do ódio e da intolerância; o quanto as comunidades escolares estão enredadas no cotidiano da necessidade de sobrevivência, sem condições de proteger e fortalecer a educação.

 

Nós queremos refletir sobre tudo o que ataca a educação. Somos resistência, solidariedade e luta para que tragédias não mais aconteçam e as escolas possam seguir como espaço de aprendizado ao mundo, pela alegria e pelo amor.

 

Direção do SPMG/Sindicato

 

#SPMGSindicato