Mobilização e informes do SPMG na reunião do Conselho Geral de Representantes

Em reunião realizada na tarde dessa terça-feira (24/5), o Conselho Geral de Representantes do SPMG/Sindicato tratou das questões que mais impactam as trabalhadoras e trabalhadores em educação no período, com destaque para a situação da hora-atividade nas escolas, o reajuste do Piso Salarial Nacional do Magistério (PSNM) e o Projeto de Lei 21/2022.

 

O primeiro ponto de pauta foi a avaliação da última assembleia geral, primeira realizada de forma presencial após mais de dois anos de pandemia da Covid19. As representações presentes afirmaram que a assembleia teve repercussão positiva e que a categoria está alerta frente aos desafios que devem ser enfrentados na defesa da educação pública.

 

Confira um resumo das orientações e deliberações da reunião:

>> Sobre os indicativos de mobilização deliberados na assembleia geral, os Conselheiros/as irão organizar com seus/suas colegas a entrega do material de divulgação elaborado pelo SPMG, junto com um calendário de diálogo com as comunidades escolares.

>> O SPMG irá apresentar, na próxima semana, a Campanha de Defesa da Educação Pública deliberada na assembleia geral.

>> Sobre a hora-atividade foram repassados informes das ações do Sindicato, que terá mais uma agenda com a Smed, no próximo dia 1º de junho, quando será avaliada a situação da escolas e a resposta à reivindicação da categoria sobre a autonomia das comunidades escolares para organizar o cumprimento da hora planejamento conforme a necessidade de cada unidade de ensino.

>> O Sindicato segue acompanhando a situação do PL 21 na Câmara, que foi retirado de tramitação após a apresentação de diversas emendas. Uma avaliação do SPMG sobre o projeto será apresentada aos vereadores amanhã (25/5).

>> Em relação ao reajuste do PSNM, o avanço obtido é a realização de agenda com a Procuradoria Geral do Município (PGM), quando será apresentado o parecer da assessoria jurídica do SPMG e o levantamento realizado em diversos municípios que estão pagando o reajuste aos profissionais do magistério.

>> Em relação à pauta de reivindicações da data-base e também sobre a situação da hora-planejamento, o SPMG informou que terá reunião com o prefeito no próximo dia 03 de junho.

>> Os/as Conselheiros devem repassar à direção do Sindicato a agenda de panfletagem nas escolas e nas comunidades escolares.