História do SPMG ganha exposição no Quiosque da Cultura

A trajetória do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG), que completa 33 anos de fundação no mês de dezembro, é tema da exposição “SPMG – uma história de luta”, no espaço Quiosque da Cultura. No local será possível relembrar ou conhecer peças e materiais do acervo histórico do Sindicato, criado em 1988 para representar e organizar a luta dos profissionais das escolas municipais na busca e conquista de seus direitos.

 

Aberta ao público de 23 de novembro até 17 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a exposição também servirá como um momento de continuidade da pesquisa realizada, com a gravação de depoimentos de associadas e associados e integrantes das mobilizações realizadas pela entidade.

 

LIVE DE ABERTURA

No dia da abertura (23/11), às 18h, a direção do SPMG realizará uma transmissão ao vivo na sua página no Facebook e outras ações de visitação serão organizadas, sempre respeitando a lotação máxima de 20 pessoas, as regras de distanciamento, o uso de máscara e a higiene das mãos com álcool gel.

 

PROJETO CULTURAL

O material exposto começou a ser organizado dentro do projeto “SPMG – 25 anos de luta sindical”, em 2014. Inicialmente de caráter acadêmico, em 2021 o projeto foi ampliado, ganhando uma perspectiva expográfica e memorial com a exposição virtual, agora transformada em presencial.

 

A ação cultural tem a autoria de Helena Thomassim Medeiros (@helenathmd), Carolina Thomassim Medeiros (@carolinathm), Marli Aparecida Thomassim Medeiros (@marliaparecidathomassimmedeiros) e Nestor Ourique Medeiros (@nestorouriquemedeiros) e foi contemplada e financiada com recursos da Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc em Gravataí/RS.

 

Nas redes sociais do @projetosculturaisirmastm [PROJETOS CULTURAIS IRMÃS TM] você acompanha essa e outras iniciativas. Siga e compartilhe o conteúdo, deixando a sua opinião, o seu relato de participação nas lutas do SPMG. Assim o projeto terá continuidade e o trabalho desenvolvido é aprimorado.