Reunião do Conselho de Representantes SPMG reforça luta pelo pagamento do Piso e data-base

SPMG INFORMA

A reunião do Conselho Geral de Representantes Sindicais, realizada na tarde dessa quarta-feira (12/4), retomou a mobilização, junto ao SPMG, para as lutas da categoria. Com uma extensa pauta, o fórum deliberativo das trabalhadoras e trabalhadores em educação apontou a retomada da pressão para que o prefeito abra a mesa de negociação da data-base 2023. A pauta de reivindicações foi encaminhada no início de dezembro do ano passado, com diversos ofícios do sindicato cobrando a negociação.

SEGURANÇA NAS ESCOLAS

O tema da segurança foi acrescentado à pauta da reunião do Conselho após os episódios de violência e ataques ocorridos em São Paulo e Santa Catarina, na última semana. Professores e funcionários das escolas se sentem inseguros e apontam fragilidades no acesso às escolas, assim como denunciam as falsas notícias que circulam nas comunidades escolares e espalham insegurança entre as famílias, gerando muitas vezes um estado de pânico na comunidade escolar. Ficou deliberado que a direção do SPMG reivindicará agenda com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), para tratar de ações e combate às fake News, monitoramento de ameaças feitas nas redes sociais e apoio emocional às equipes nas escolas e comunidade escolar.

CAMPANHA EM DEFESA DO PISO

O SPMG faz parte do movimento Sindicatos em Rede, formado por sindicatos de servidores públicos municipais de todo o Estado, que iniciará campanha em defesa do pagamento do reajuste do Piso Salarial Nacional do Magistério (PSNM). A campanha será lançada nos próximos dias e encaminhada pelos conselheiros nas escolas de Gravataí.

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO

O Conselho aprovou um calendário de mobilização, com o encaminhamento de pedido para utilização da Tribuna da Câmara de Vereadores e chamado para ato público no dia 26 de abril.

AÇÃO DO PSNM

Houve informe da assessoria jurídica do SPMG sobre as ações individuais para o pagamento do Piso do Magistério. O Sindicato já entrou com número significativo de ações e contrapõe o argumento utilizado pelo prefeito. O pagamento do Piso, por parte dos governos estaduais, é a maior prova de que o reajuste do Piso está valendo e é legal.

PAUTA ECONÔMICA DA DATA-BASE 2023

Discutida nas escolas e aprovada em reunião do Conselho Geral de Representantes, a pauta de reivindicações da data-base 2023 busca, além da reposição da inflação, de 5,97% (período de dezembro de 2021 a novembro de 2022), o reconhecimento das perdas acumuladas, que somam 32,25%, e o pagamento de vale-alimentação de R$ 25,00.

PRIMEIROS 30 DIAS DO ANO LETIVO

Os relatos trazidos pelas(os) representantes sindicais na reunião dessa quarta-feira, dão conta das denúncias já apresentadas pelo Sindicato, expondo a continuidade de diversos problemas enfrentados nas escolas, como a falta de monitores, as falhas no sistema da IPM, dificuldades nos QPEs e o atraso no processo de eleição de diretores.

#SPMGSindicato