SPMG acompanha formações e escuta trabalhadoras e trabalhadores em educação

A direção do SPMG/Sindicato acompanhou as atividades de formação na Rede Municipal de Ensino de Gravataí, nessa segunda e terça-feira (25 e 26/7). Uma oportunidade para conversar com colegas e ouvi-los sobre como se sentem frente à realidade enfrentada nas escolas, de “privatização” da educação pública, e de constantes ataques à gestão democrática.

 

Em todos os encontros as/os colegas afirmaram a necessidade de que o calendário para eleição das direções seja estabelecido rapidamente, para que a eleição aconteça, sem atropelos, em novembro deste ano. “Ficou destacada a necessidade de intensificação da nossa luta para uma defesa ferrenha da eleição e também contra a postura autoritária da atual gestão municipal”, afirmou a presidente do SPMG, Vitalina Gonçalves.

 

O cronograma do recesso imposto pela Smed foi muito criticado. “Após a conclusão das formações sobram apenas dois dias de descanso para as trabalhadoras e trabalhadores em educação. Uma completa falta de sensibilidade e empatia com a categoria, que enfrenta, nas escolas, os reflexos da cruel realidade social imposta pela pandemia e pelo empobrecimento da população em curso no país”, argumentou a dirigente sindical.

 

A discussão da luta motivou diversas sindicalizações para fortalecer o Sindicato. Juntos somos mais fortes, é uma afirmação que ganha mais força no momento atual, que exige resistência com reação para a defesa da Educação Pública e pela valorização das trabalhadoras e trabalhadores da educação.