A reunião do Conselho Geral de Representantes do SPMG, realizada na manhã de hoje (02/6), de forma on-line pela plataforma Zoom, tratou das pautas da categoria no período da pandemia, com informes do Sindicato e, também, dos conselheiros, sobre as atividades não presenciais com os alunos e questões funcionais durante o período de isolamento social imposto para prevenção do contágio do CoVID-19.
COLEGAS DO GRUPO DE RISCO
Foi enfatizado que os trabalhadores em educação da rede municipal, que integram o grupo de risco e não podem fazer atividades presenciais, devem procurar a SESMT (Rua Ernesto da Fonseca, 253 – Centro – Fones: 3600 7764 / 3600 7765), agendar uma consulta, levando o laudo do médico que atesta a comorbidade que impede a participação em atividades presenciais durante o período de isolamento. Esta ação é necessária para a organização das estruturas das escolas e, também, para a regularização funcional.
COMITÊ DA EDUCAÇÃO
A direção do SPMG esteve em reunião presencial na Smed e encaminhou ofício reivindicando a participação do Sindicato em comitê que possa ser formado, quando houver perspectivas de retorno das aulas na rede municipal.
DIFERENÇA DO PISO / NOMEAÇÕES
>> Foi informado que o pagamento da diferença do Piso Nacional do Magistério será paga em folha suplementar por volta do dia 20/6.
>> Conforme retorno obtido da Smed, os editais de nomeação dos concursados serão reeditados.
HORA PLANEJAMENTO
Para o Sindicato, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou pela constitucionalidade do parágrafo 4º do artigo 2º da Lei do Piso (lei 11.738), que determina a destinação de no mínimo 1/3 da jornada para atividades extraclasse fortalece a luta da categoria para que a medida seja implantada nas séries iniciais e Educação Infantil. Esta será a pauta quando for determinado o retorno às aulas.
INFORME DE MUDANÇA NA GESTÃO DO SPMG
A partir do dia 04 de junho, atendendo a legislação eleitoral, a presidente do SPMG, Vitalina Gonçalves, estará afastada da presidência, retornando ao seu cargo na escola. Enquanto durar o período eleitoral, a 1ª vice-presidente do SPMG, Silvina Peres, estará respondendo pela função de presidente do Sindicato, assessorada pelos demais colegas da direção da entidade.