Convocados pelo SPMG/Sindicato, os trabalhadores em educação da rede municipal de Gravataí lotaram o plenário da Câmara de Vereadores, no final da tarde dessa terça-feira (19/3), para que os vereadores rejeitem o Projeto de Lei nº 19/2019, do Executivo, que extingue a assistência à saúde dos servidores.
Boa parte dos professores, funcionários de escola e servidores de outros setores da Prefeitura não puderam entrar. Por ordem do presidente da Câmara, os portões foram fechados e até o rodízio entre os participantes não foi permitido. Uma manifestação em frente ao prédio do Legislativo municipal ocupou a rua até o término da sessão.
O PL 19 foi lido na ordem do dia e está em processo de tramitação. Duas emendas foram apresentadas pelo vereador Dimas Costa. O relato da mobilização, o teor das emendas e a deflagração de greve serão pauta da próxima assembleia da categoria, marcada para esta quinta-feira (21/3), às 13h30min, no CTG Aldeia dos Anjos.
Na última assembleia geral do SPMG, mais de 1.000 participantes aprovaram, por unanimidade, a defesa do IPAG Saúde. O Sindicato, cumprindo com a deliberação, participou de audiência com representantes do governo e apresentou propostas para superar a crise financeira da assistência em saúde dos municipários da Prefeitura. A posição não foi considerada pelo prefeito, que encaminhou, de forma arbitrária, o projeto de extinção.